Unity vs Gnome3

Depois de um tempo usando o Gnome3 e Unity no Ubuntu 11.04 e openSuSE (apenas Gnome3) chequei a seguinte conclusão, caso ajude alguns nesta dúvida (Unity ou Gnome3 ???):

- Gnome3 me pareceu um pouco mais rápido e com uma cara um pouco mais profissional no quisito beleza, porém, ainda falta muito para se equiparar a sua versão anterior, em termos de funcionalidades, opções e tudo mais. Simplificaram tanto que algumas funções básicas simplesmente desapareceram e que, para um usuário comum, chega a ser algo irritante (como por exemplo a ausência de um seletor de layout de teclado). Achei a compatibilidade com antigos aplicativos um pouco melhor no gnome.

- Unity me pareceu um pouco mais pesado que o Gnome3, porém, está mais polido, funcional e, se suas teclas de atalhos forem memorizadas (que são poucas - as principais), é possível um grande ganho de velocidade e produção. Apesar das críticas lidas sobre a nova interface, depois de um pouco de uso, já tenho uma opinião completamente contrária e digo que estão sim num caminho certo e bem promissor. Falta bastante ainda, principalmente no que diz respeito a customização, porém, o caminho é esse (com exceção ao AppMenu - ou como queiram - Global Menu, que não consigo digerir de jeito nenhum e já está removido do meu sistema, rs...).

Não prolongarei este post pois meu objetivo é apenas de dar uma pequena luz para quem procura por um direcionamento sobre qual interface gráfica escolher. De toda forma, nada melhor do que testar as duas.

Comentários