Ubuntu 11.10 terá suporte à servidores ARM

A Canonical confirmou que além das versões x86 e x86-64 do Ubuntu Server 11.10 lançará também uma versão construída para arquiteturas baseadas em ARM. A empresa acredita que servidores ARM se tornarão importantes para data centers, devido ao histórico da arquitetura em sua aplicação em projetos que exigem o mínimo consumo de energia, como é o caso dos smartphones.

A empresa Calxeda, por exemplo, já está usando processadores ARM para construir sistemas com 120 processadores ARM A9 de quatro núcleos em um servidor de 2U (rack units) e que só consome 600 watts de potência. Esses sistemas permitirão que data centers possam ou aumentar o número de hardware em seu espaço ou reduzir sua demanda geral por energia, mas, para que seja uma alternativa viável, os administradores precisariam de um maneira simples de mover plataformas de trabalhos entre sistemas x86 e ARM.

A Canonical vê isso como uma oportunidade para sua distribuição, criando um Ubuntu que pode responder à uma necessidade de uma distribuição Linux comum tanto para servidores x86 e ARM, especialmente com a experiência da empresa com o Ubuntu Server em plataformas x86. O vice-presidente da Canonical para Serviços OEM, Chris Kenyon, afirmou em uma entrada no blog da empresa que o Ubuntu 11.10 seria o primeiro lançamento de uma iniciativa "de muitos anos" para fornecer suporte à arquitetura ARM e que esse suporte também seria incorporado ao Ubuntu 12.04, o próximo lançamento com tempo de suporte extendido, que deve ser lançado em 2012. A Canonical está focada em otimizar seus servidores para infraestrutura de redes e Internet e o processamento de aplicativos NoSQL e "big data". Mais informações sobre o Ubuntu Server para ARM estão disponíveis em uma página wiki.

Fonte: Linux Magazine Online
Ubuntu 11.10 terá suporte à servidores ARM Ubuntu 11.10 terá suporte à servidores ARM Reviewed by Marcos Garcia on agosto 19, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.