Armazenar ou não músicas e vídeos em "cloud" ?

Muitos serviços de armazenamento e streaming de áudio e vídeo estão surgindo e ficando cada vez mais populares. Empresas como o Google, Apple e até a mesmo a Canonical têm dedicado esforços para que as pessoas utilizem este tipo coisa.

Dias atrás um grande amigo me perguntou se eu conhecia o serviço mog.com e também me perguntou o que eu achava de tudo isso.

 Na minha opinião, existem 2 pontos cruciais a serem analisados:

- Privacidade: ainda não se sabe o quão efetiva será se em um determinado momento a indústria da música e cinema resolverem precionar os provedores de serviço para que se faça uma varredura pela autenticidade e legalidade dos arquivos. Isso pode gerar uma tremenda dor de cabeça, pois não necessariamente um arquivo digital (um mp3, por exemplo) é pirata por não ter sido comprado on line. Imagine que, por comodidade e compatibilidade dos players atuais, você transforme seu cd em mp3 e o armazene on line. O mesmo poderia ser feito com um dvd e por ai vai. Mas quem garante a autenticidade? Quem terá a dor de cabeça se isso acontecer?

 - Banda de internet: em primeiro lugar a cobertura móvel é extremamente fraca em TODAS as localidades. Raramente funciona bem (assim mesmo por pouco tempo), fora as limitações e valores. Em grandes cidades já estão disponíveis bandas de 5 a 100 megabits (internet fixa - cabo / adsl), porém, além desta velocidade ainda oscilar muito, são poucas as cidades com o recurso e também caimos novamente no valor absurdo que se paga. Lembrem-se que estamos falando de vídeos também. Alguém já tentou assistir filmes de 720p no youtube antes das 00h com internet de 10mb? E de 1080p em qualquer horário com esta banda? Sabem quanto custa uma internet de 20mb?

Estes 2 fatores são suficientes para eu não adotar este tipo de recurso por hora e, ao invés disso, investir em um servidor multimídia utilizando LINUX. Com pouco mais de R$ 500,00 (dvidido em não sei quantas vezes) é possível adquirir um hardware legal para fazer armazenamento, streaming e até mesmo reprodução direto em TV. Existem serviços gratuitos que permitem a criação de domínios para ips dinâmicos e são facilmente configurados no servidor, e existem também várias soluções para streaming.

Com uma pequena bagatela é possível ter seu próprio servidor cloud / multimídia que lhe dará uma velocidade diferenciada na intranet e para o streaming via internet você utiliza sua banda (mais do que justo, você já está pagando mesmo).

O melhor de tudo é que o custo com sistema operacional e softwares será ZERO.

Comentários