Popularidade do Ubuntu

Ultimamente vários sites de tecnologia têm publicado que a popularidade do Ubuntu está diminuindo e a distro está em declínio. Todos eles fizeram suas publicações ou comentários baseados no ranking público do site "distrowatch.com".

Senhores, senhoras, senhoritos, senhoritas, por favor né? Não é necessário muito conhecimento para saber que o ranking publicado no DistroWatch refere-se ao número de clicks referentes àquela distro "em seu site". Ou seja, o mecanismo não mede absolutamente nada fora do domínio www.distrowatch.com.

O fato de uma distro estar em ascensão ou declínio neste site não tem relação direta com a saúde da distro no dia a dia de cada um ou no mercado. Uma forma simples de representar isso pode ser a "minha" situação (um exemplo). Utilizo Ubuntu e estou extremamente satisfeito com a distro. Em virtude disso, muito raramente vou ao site para buscar algo novo, e quando eu for, muito dificilmente clicarei em um link relacionado com o Ubuntu, pois esta distro conheço bem e se eu quiser mais informaçoẽs sobre ela buscarei sites como "OMG! Ubuntu", por exemplo.

Portanto, não tem sentido, para usuários Ubuntu, irem ao site DistroWatch e ficarem clicando no link da distro para que o page rank aumente, né?

Comentários