Solução para "desktop notes" sincronizados

Se você é uma pessoa que utiliza o Tomboy e não está tão satisfeito com a solução, ou utiliza outro software que não lhe dá os recursos desejados de sincronismo e compartilhamento, deixo aqui minha sugestão.

Depois de uma boa pesquisa cheguei a conclusão de que os softwares "SPRINGPAD" e "EVERNOTE" são umas das melhores soluções disponíveis hoje.

Ambos funcionam em vários sistemas operacionais, inclusive em dispositivos como tablets e telefones.

A maior diferença entre eles é que o SPRINGPAD é free, porém, não possui um cliente local. Para quem utiliza muito desktop, notebook e netbook, ele rodará apenas no CHROME (o que não é um problema, na minha opinião). O EVERNOTE tem sua opção gratuita, porém limitada e possui cliente local para windows e mac (para LINUX existe um cliente opensource chamado NEVERNOTE).

Minha escolha foi o SPRINGPAD.

Veja abaixo um comparativo interessante publicado no apps.oi.com.br:
http://apps.oi.com.br/2011/05/24/batalha-de-apps-springpad-x-evernote/



Comparamos dois aplicativos que servem para organizar a vida por meio de anotações e “cadernos”. O primeiro deles é o conhecidoEvernote e o segundo, nem tão conhecido assim, é o Springpad.
Round 1: UsabilidadeAmbos são bastante semelhantes. Em poucos toques você se registra, faz login e já pode começar a despejar todo o tipo de informação que você desejar: listas, fotos, textos, comprovantes, lugares, caminhos, pontos no mapa, etc. Talvez tanto espaço para dar upload em tudo o que você quiser possa te deixar um pouco perdido. Nesse aspecto o Springpad leva a melhor por ser um pouco mais específico.
Round 2: Funções
Ambos serviços funcionam enviando as informações que você deseja guardar para servidores na internet, que se convencionou chamar de armazenamento na nuvem. No entanto, o Evernote tem uma característica que o Springpad ainda não desenvolveu: ele é capaz de ler os textos dentro de fotografias e cartões. Os termos entram na busca tornando quase qualquer arquivo que você mandou para o serviço encontrável.
Round 3: Design
Os dois aplicativos são bastante semelhantes, até em seus designs. Talvez existam algumas diferenças mais marcantes nas versões de desktop dos aplicativos, mas não há detalhes visuais que cheguem a incomodar ou a se destacar em nenhum dos dois aplicativos.
Round 4: Preço
Enquanto o SpringPad é completamente grátis, o Evernote possui duas versões: a gratuita que te permite adicionar até 60MB de dados e a premium que é livre de propaganda e te permite adicionar mais de 1GB de dados por mês, além de audio e PDFs, formatos não suportados na versão grátis.
Round 5: Veredicto
Para quem deseja armazenar informações a longo prazo, o aplicativo ideal é o Evernote, principalmente por sua funcionalidade de tornar texto de imagens buscáveis. Se você quer um organizador mais específico para filmes, músicas e sem limitações de espaço, a melhor saída para você pode ser o SpringPad. A verdade é que talvez os dois apps possam ser usados juntos para diferentes propósitos.

Comentários