Ubuntu 11.10 com a cara do Ubuntu 10.10

Muitas pessoas não gostaram das novas interfaces Unity e Gnome3-Shell e gostariam de ter seus desktops com as características visuais anteriores, mas com a tecnologia atual. Apesar de eu ter gostado demais do Unity, deixo a dica para os que não se adaptaram.

Existe uma forma muito simples de se fazer isso no Ubuntu 11.10 e ela consiste na instalação do "gnome-session-fallback". Porém, pelo que tenho lido atualmente, esta opção pode não durar muito, pois o pessoal do Fedora está querendo transformar o fallback na versão Gnome3-Shell sem aceleração 3D, mas com as mesmas caractariscias da versão com aceleração. Talvez isso não entre no main chanel, mas é bom ficar antenado.

Portanto, para customizar seu desktop e deixá-lo com uma cara mais parecida com a do Ubuntu 9.10/10.10, abra o terminal e digite:

sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-session-fallback

Reinicie a máquina e, na hora do login, mude a sessão para "Gnome Classic". PRONTO!

É possível que, se você estiver utilizando as configurações de canais de software brasileiros, o apt-get não encontre os pacotes. Portanto, antes de mais nada, vá até o "Software Sources", habilite os canais de software adicionais (disponíveis) e altere o canal de atualizações para o "Main Server".

No vídeo abaixo o pessoal do "Category 5" foi mais além, instalando tema, alterando posicionamento de botões, e tudo mais.

Comentários