Criando um Media Center com Ubuntu

Neste post descreverei um procedimento simples para a criação de um Media Center para sua casa, completamente free e open source, funcional, seguro e estável. Existem N maneiras para obtermos o mesmo resultado, porém, hoje, abordarei a que considero mais fácil. Em posts futuros devo mostrar como proceder de outras formas, porém, como o X da questão aqui é simplicidade e rapidez, vamos ao que interessa.

Para a criação deste Media Center utilizaremos um live cd ou pen drive com a versão 11.10 do Ubuntu x64 e também o software XBMC na versão 11.0 beta 2. É possível que este post funcione para a versão 12.04 do Ubuntu e também para a versão estável do XBMC (Eden = 11.0) quando lançada.


Para quem já conhece o XBMC pode surgir a seguinte questão: porque não usar o Live CD oferecido por eles, que ja conta com a solução pronta?

A resposta é simples: o maior problema com uma solução pronta é a customização, inserção de outras funcionalidades e atualizações. A versão live oferecida pelo pessoal do XBMC é baseada na versão 10.04 do Ubuntu e é possível que muito hardware não funcione com o kernel desta época. Não é possível fazer atualização de kernel, pois todas as dependências acabam se quebrando e o sistema para de funcionar. Se alguém deseja ufilizar o sistema em um ambiente onde a conexão com a internet é feita via wireless, temos outro grande problema.
Acho a solução da equipe fantástica e estou ansioso para a ver a nova versão live, porém, ainda sim prefiro fazer a minha e saber onde as coisas exatamente estão, como foram colocadas, de onde vêm e como posso modicar se quiser. Portanto, mãos a obra...

1- O primeiro passo para a criação do Media Center é a instalação do Ubuntu 11.10 x64 (você pode utilizar a versão 32 bits, mas aconselho a 64 bits). Portanto, instále-o no computador em questão.

2- Após concluída a instalação, vá até o gerenciador de pacotes e altere o servidor de atualização, na aba inicial, para "Main Server" e marque a opção "Source Code". Na aba "Other software" marque todas as opções (com excesão do Cdrom) e na aba "Updates" altere o "Security updates" para fazer download e instalar automaticamente.

3- Agora vá para o terminal e digite:
sudo apt-get update && sudo apt-get install tasksel

4- Vamos agora abrir o aplicativo "tasksel" para instalarmos um servidor web (para acesso remoto via http), um servidor de arquivos (para compartilharmos pastas e arquivos) e um servidor ssh (para fazermos acesso remoto de outro computador por linha de comando). Para tanto, no terminal, digite:
sudo tasksel

5- Marque as opções "Lamp server", "OpenSSH server" e "Samba file server". Desmarque a opção "Print server".


6- Agora vamos tirar várias coisas desnecessárias do Ubuntu pois seu propósito aqui é servir de Media Center, correto? Portanto, no terminal, digite:
sudo sudo apt-get autoremove libreoffice* thunderbird* empathy* banshee* gnome-games* tomboy* firefox* transmission* gwibber* evolution* ubuntuone* brasero* gbrainy* shotwell* simple-scan*

7- Agora vamos instalar o "webmin" para gerenciamento remoto do computador via web. Para fazermos isso, adicionaremos seu PPA e depois o instalaremos. No terminal, digite:
sudo nano /etc/apt/sources.list

Vá até o final do arquivo e inclua as duas linhas abaixo:

deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib
deb http://webmin.mirror.somersettechsolutions.co.uk/repository sarge contrib

Salve (ctrl + O) e saia do editor (ctrl + X).

Ainda no terminal, digite:
wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc && sudo apt-key add jcameron-key.asc && sudo apt-get update && sudo apt-get install webmin && rm jcameron-key.asc

8- Para que o sistema funcione perfeitamente, vamos instalar todos os codecs possíveis e imagináveis. No terminal, digite:
sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 && sudo apt-get install libdvdread4 && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/./install-css.sh

9- Agora vamos instalar o XBMC, que será responsável pelo funcionamento do Media Center. Para tanto, no terminal, digite:
sudo apt-add-repository ppa:team-xbmc/unstable && sudo apt-get update && sudo apt-get install xbmc xbmc-standalone

10- Nosso sistema está praticamente finalizado, porém, precisamos setar o Ubuntu para carregar a interface do XBMC e não a tela de login original. Para tanto, no terminal, digite:
sudo nano /etc/lightdm/lightdm.conf

Apague a linha "user-session=ubuntu" e adicione as linhas abaixo no arquivo:

user-session=XBMC
autologin-user=xbmc
autologin-user-timeout=0

PS.: estou partindo do pressuposto que o usuário criado chama-se "xbmc". Se você criou um usuário com nome diferente, altere a linha "autologin-user=NomeDoUsuário".

Salve (ctrl + O) e saia (ctrl + X).

11- Vamos agora atualizar o sistema todo inserindo o comando abaixo no terminal:
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y

Se seu computador ficará conectado a uma rede física (ethernet) vá até o gerenciador de conexões, adicione um ip fixo para ele e pronto, seu Media Center está finalizado. Basta reiniciar o micro e BOMMM!!!

Caso contrário, se seu computador fará parte de uma rede sem fio, sugiro a realização dos próximos passos, pois habilitará a configuração da rede sem fio pelo XBMC, ou seja, não será necessário abrir uma linha de comando ou gerenciador de conexões para configurá-la.

Note que também é possível configurar a rede sem fio com um ipfixo pelo gerenciador de conexões atual do Ubuntu (dependendo do usuário, acredito ser até mais adequado, por estar totalmente integrado com o sistema), porém, se desejar conectar seu Media Center futuramente em outra rede, será necessário realizar o login em modo "Ubuntu/Unity" ou então abrir o terminal virtual para a configuração manual. Com o procedimento abaixo, bastará abrir o app de configuração de rede no próprio XBMC.

12- Para possibilitar o gerenciamento das conexões de rede sem fio pelo XBMC vamos instalar outro gerenciador de conexões chamado WICD. Para tanto, no terminal, digite:
sudo apt-get install python-urwid python-wicd wicd-daemon

13- Vamos baixar o app de gerenciamento de conexões do XBMC com a linha de comando abaixo:
wget https://github.com/downloads/vikjon0/xbmc.script.linux.wireless/xbmc.script.linux.wireless-11.0.0.zip

14- Para que o novo gerenciador funcione precisamos desinstalar o anterior e reiniciar o computador, portanto, no terminal, digite:
sudo apt-get purge network-manager network-manager-gnome

Reinicie o computador!

15- Já na interface do XBMC, vá até "System", "Add-ons", "Install from zip file" e escolha o arquivo baixado de nome "xbmc.script.linux.wireless-11.0.0.zip".

Feito isso, para configurar a rede sem fio, basta voltar para a tela principal do XBMC, ir até "Programs" e selecionar a opção "Wireless Manager".

Pronto! Seu Media Center está pronto. Plugue-o em uma TV, faça seus tweaks (apps, lingua, skin, etc), compre um controle remoto USB (no mercado livre está cheio por algo na casa de R$30,00) e divirta-se.

 


Para gerenciar o sistema, abra o navegar em seu computador e digite:
https://ip-do-media-center:10000

Ignore o erro do certificado de segurança e digite o usuário e senha criados para o Ubuntu em sua instalação.

Este gerenciador permite que atualizações sejam feitas, tarefas agendadas e até mesmo acompanhar o desempenho e consumo da máquina. Por ele é possível criar compartilhamentos e muito mais (os compartilhamentos estão em "Servers" >> "Samba").

Se tiver dúvidas de como usar o Webmin, pesquise, pois ele atua no sistema como usuário ROOT. Qualquer modificação indevida pode prejudicar ou até mesmo comprometer o sistema todo.

Se achar este procedimento complexo, basta entrar no site do xbmc.org e baixar a versão LIVE do software. Com ela basta seguir os passos de instalação (que são basicamente os mesmos do Ubuntu 10.04) e usar. Lembre-se, não tente realizar atualização manual de kernel para esta versão LIVE pois seu sistema não funcionará mais.
Criando um Media Center com Ubuntu Criando um Media Center com Ubuntu Reviewed by Marcos Garcia on fevereiro 02, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.