Google Talk no Linux

O Google ainda não lançou um cliente nativo para a plataforma Linux, o que nunca impediu que seu serviço mensageiro funcionasse em aplicativos como Empathy, Pidgin, Kopete, entre outros, porém com o Google Talk para Chromebook a página foi virada.


Vasculhando no "Chrome Market" achei este app que é muito mais que uma extensão ou software para o navegador Chrome. O aplicativo, que foi desenvolvido para Chromebook, funciona basicamente como um cliente nativo em distribuições linux. Após instalado, uma instância será criada no System Tray e toda interatividade existente em um desktop windows, por exemplo, será possível com o Linux. Detalhe, o navegador não precisa estar nem aberto.
Link do app: https://chrome.google.com/webstore/detail/nckgahadagoaajjgafhacjanaoiihapd

PS.: depois de linstalado, clique no balãozinho do talk, adicionado em seu navegador no canto superior direito, para ativar o recurso. Um popup aparecerá informando-lhe que este aplicativo foi desenvolvido para Chromebook e que não é aconselhado para uso em outras plataformas. Proceda com a utilização, autorize e BOMMM!!!

Para quem utiliza Ubuntu 11.10 existe um pequeno problema. Esta versão do SO não permite a visualização do tray por padrão, ou seja, o icone do talk nunca estará visível para o usuário do sistema, apesar dele estar rodando em plano de fundo. Uma solução bem simples foi apresentada em um post anterior e a repetirei aqui.

Para solucionar este inconveniente basta copiar a linha abaixo no terminal, fazer logoff no sistema e login novamente:
gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist "['all']"




Google Talk no Linux Google Talk no Linux Reviewed by Marcos Garcia on fevereiro 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.