Flash do Chrome no Firefox

Acredito que, no presente momento, todos já devem saber que a Adobe está descontinuando o plugin Flash para Linux de forma direta, ou seja, instalável para qualquer brownser. Daqui para frente, a única forma de ter o plugin na versão mais recente será através do navegador do Google (Google Chrome), que utilizará a API Pepper.

A Adobe afirma que continuará dando manutenção da versão corrente (11.1 ou 11.2, se não me engano) por 5 anos (atualizações de segurança apenas), porém, as últimas novidades do plugin (se é que virá alguma) não estarão presentes nesta versão mantida pela empresa (apenas na versão do Chrome).



Como muitos usuários Linux utilizam Firefox e o preferem, deixo aqui a dica para utilizarem o plugin flash incluso no Chrome dentro do navegador da Mozilla. Para que o procedimento dê certo, claro, é necessário que o Google Chrome esteja instalado.

Abra o terminal e digite:
sudo apt-get remove flashplugin-* && mkdir -p ~/.mozilla/plugins && ln -s /opt/google/chrome/libgcflashplayer.so ~/.mozilla/plugins/

Se a pasta ".mozilla/plugins" já existir em seu sistema, retire o comando "mkdir -p ~/.mozilla/plugins &&",

Pronto, agora basta abrir o Firefox, clicar em "Tools", "Add-ons" e DESABILITAR o "Shockwave Flash" para que a versão utilizada seja a do Chrome.

PS.: venhamos e convenhamos. Na minha opinião, isso não é uma coisa boa para a Adobe nem para o Flash, visto que o plugin está, a cada dia que passa, perdendo mais força e deixando de fazer parte das plataformas e sistemas mais modernos. Para usuários Linux não é lá grande coisa, visto que durante 5 anos, para quem preferir, será possível utilizar a versão mantida pela empresa, e para quem desejar ter a última versão, basta instalar o navegador Chrome. Digo não ser lá grandes coisas porque, em 5 anos, o Flash possivelmente não terá mais grande força no mercado e provavelmente pouquíssima participação, visto que o HTML5 está se desenvolvendo cada vez mais e suas funcionalidades substituindo tudo que o Flash nos oferece. Acho muito difícil, do jeito que a coisa está caminhando, o plugin da Adobe ter um papel determinante no mercado em 5 anos.
Flash do Chrome no Firefox Flash do Chrome no Firefox Reviewed by Marcos Garcia on março 04, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.