PlayOnLinux APPs na janela "Abrir Com"

Como todos sabem, o PlayOnLinux é um ótimo aplicativo para gerenciar instalações de apps do Windows no Linux, utilizando scripts e versões do wine específicas. O problema é que, para as últimas versões do Ubuntu (11.10 e 12.04) e, provavelmente toda linha de derivados que utilizam Gnome3 Shell, após a instalação do software de Win, não é possível associar um arquivo ao programa desejado (por exemplo, se você instalar o MS Office 2010, não conseguirá associar arquivos .doc ao Word, sendo necessário abrir o programa primeiro (word) para, de dentro dele, utilizando a opção "abrir", buscar o arquivo que deseja utilizar).

A solução para este problema é simples e consiste de 3 passos:


1- Após a instalação do programa pelo PlayOnLinux, crie um atalho no desktop (utilizando a própria opção do programa para que isso seja feito). Clique com o botão direito no atalho criado no desktop e selecione a opção "Propriedades". Agora, na opção "Comando", remova tudo que está escrito antes de "playonlinux --run" e adicione "z:%f" no final da linha. Veja como deve ficar no exemplo abaixo:

playonlinux --run "Microsoft Word 2010" z:%f

Feche as propriedades do atalho e realize o passo 2.

2- Abra o terminal e digite:
sudo nautilus /usr/share/applications

O Nautilus (gerenciador de arquivos) será aberto em modo "super user" na pasta "/usr/share/applications" (que é onde encontram-se os links/atalhos para os aplicativos instalados em seu sistema). Copie ou mova o atalho editado no "passo 1" para esta pasta.

PS.: o Nautilus foi aberto em modo "super user" para que você possa colar ou modificar arquivos na pasta, pois ela não permite que nenhum usuário, a não ser este, faça qualquer modificação na mesma.

Após realizado o procedimento, feche o Nautilus.

3- Abra o Nautilus novamente (de forma normal, apenas clicando no icone do aplicativo) e vá até sua pasta "home" (a pasta com seu nome, que fica em /home/seunome/). Nela, utilize o comando "ctrl+h" para mostrar os arquivos ocultos, procure pela pasta ".playonlinux", entre e depois entre na pasta "shortcuts". Nesta estarão os atalhos presentes na lista de aplicativos do PlayOnLinux.

Agora vamos editar o atalho referente ao software desejado (neste caso, como exemplo, estou utilizando o MS Word).

Duplo clique sobre o atalho e selecione a opção "Display / Mostrar" (ao invés de executá-lo). Vá até o fim do arquivo, no final da última linha e substitua "$@" por:

"$(echo "$@" | sed -e 's:/*/:\\:g')"

Neste exemplo, o arquivo que estou editando contem:

#!/bin/bash
[ "$PLAYONLINUX" = "" ] && exit 0
source "$PLAYONLINUX/lib/sources"
export WINEPREFIX="/home/marcos/.PlayOnLinux//wineprefix/Office2010"
export WINEDEBUG="-all"
#POL_Log=Microsoft Office 2010_1336312516
cd "/home/marcos/.PlayOnLinux//wineprefix/Office2010/drive_c/./Program Files/Microsoft Office/Office14"
POL_Wine "EXCEL.EXE"  $@


Após a modificação, ficou:

#!/bin/bash
[ "$PLAYONLINUX" = "" ] && exit 0
source "$PLAYONLINUX/lib/sources"
export WINEPREFIX="/home/marcos/.PlayOnLinux//wineprefix/Office2010"
export WINEDEBUG="-all"
#POL_Log=Microsoft Office 2010_1336312516
cd "/home/marcos/.PlayOnLinux//wineprefix/Office2010/drive_c/./Program Files/Microsoft Office/Office14"
POL_Wine "EXCEL.EXE"  "$(echo "$@" | sed -e 's:/*/:\\:g')"


Salve, feche e pronto!
Agora, clique com o botão direito em um arquivo .doc, selecione a opção "Abrir com outro aplicativo", exiba a lista de programas disponíveis e selecione o "MS Word 2010".
PlayOnLinux APPs na janela "Abrir Com" PlayOnLinux APPs na janela "Abrir Com" Reviewed by Marcos Garcia on maio 23, 2012 Rating: 5

3 comentários:

  1. Muito Obrigado.
    Utilizando a etapa "2- Abra o terminal e digite: sudo nautilus /usr/share/applications" e copiando os icones dos programas desejados para pasta resolveu meu problema.
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado!
    já funcionou na segunda etapa por aqui tb, para o pdfxchange

    ResponderExcluir
  3. No meu deu certo na 2º etapa. mas não consegui executar a 3º etapa por que não encontrei o arquivo e nem a pasta "shortcuts" para fazer as alterações, mas já deu certo. Obrigado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.