Positivo Sim+ 7995 com problema de ACPI

ATUALIZADO (26/02/2013)

Se você tem um notebook Positivo Sim+ 7995, já percebeu que não é possível executar nenhuma das distros mais populares nele (Ubuntu, openSUSE, Mint, Fedora, etc), pois o sistema não passa da tela de opção de boot do SO.

Este problema está acontecendo por alguma incompatibilidade com o ACPI implementado no kernel Linux. Ainda não tive tempo de testar todas as variáveis para encontrar qual dos canais está apresentando problemas, portanto, deixo uma solução rápida para conseguirem dar o boot com o Ubuntu.


Quando a primeira tela de boot aparecer, aperte qualquer tecla para iniciar a seleção de idiomas e posteriormente cair na tela de opções do SO. Nesta tela, aperte a tecla "F6" e depois selecione a opção "acpi=off". Pronto, agora é possível realizar o boot em modo live ou instalar o sistema.


Após instalado será necessário alterar o grub para inserir esta opção, pois o sistema não conseguirá iniciar normalmente no primeiro boot. Você será obrigado a desligá-lo manualmente (precionando o botão liga/desliga por alguns segundos). Quando ligá-lo novamente, na tela de seleção do grub, aperte a tecla "e" para editar a linha de comando de inicialização.


Insira, logo após "quiet splash", o comando "acpi=off" e depois aperte "ctrl+x" ou "F10" para que o sistema inicie.


Após o sistema ter iniciado, vá para o terminal e digite:
sudo nano /etc/default/grub

Adicione "acpi=off" na frente do "quiet splash", salve e feche o arquivo.


Agora, no terminal, basta atualizar o grub com o comando:
sudo update-grub

Configurações do Positivo Sim+ 7995
14", LCD, 2,7 GHz, 8 GB, 5.400 rpm, 500 GB, Windows 7 Home Premium, Intel Core i7 2620M, DVD-RW, HDMI, USB, Ethernet (RJ-45), Áudio

Em alguns testes recentes, a utilização da instrução "noapic" ao invés de "acpi=off" também possibilitou o boot neste hardware e o monitoramento da bateria bem como a frequência dos processadores, entre outros, foi reestabelecida. Porém, tanto no Ubuntu quanto no Mint 14, quando se tenta utilizar um  monitor externo, apenas ele é ativado e o do note simplesmente some (mesmo que nas configurações os dois estejam setados). Apenas no Kubuntu (tanto 12.10 quanto 13.04 - nightly) os 2 monitores funcionaram perfeitamente.


Positivo Sim+ 7995 com problema de ACPI Positivo Sim+ 7995 com problema de ACPI Reviewed by Marcos Garcia on fevereiro 26, 2013 Rating: 5

6 comentários:

  1. DESTE JEITO ENSINADO PRA INSTALAR O FEDORA NUM POSITIVO SIM+7995 DA PRA FAZER DUALBOOT COM O WINDOWS SEVEM?

    ResponderExcluir
  2. Olá Celso, tudo bem? As configurações setadas não interferem no dual boot. O procedimento realizado acima consiste apenas em desabilitar um recurso de gestão de energia do kernel quando estiver utilizando o linux. Isso não terá efeito no windows. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. to com problema similar em um positivo SIM 8455 que veio com mandriva e n consigo instalar nenhuma versão do ubuntu. qual comando mais adequado para este hardware core I3 4GB...

    ResponderExcluir
  4. Você tentou utilizar o comando sugerido neste post? Mesmo para instalar é necessário desativar o recurso.

    Na primeira imagem deste post eu escolho o acpi=off para dar o boot, você tentou desta forma?

    Na pior das hipóteses, analise o arquivo "grub" e veja se o pessoal do Mandriva inseriu algum comando diferente no boot: "nano /etc/default/grub"

    Uma coisa é fato. Se o Mandriva funciona, qualquer outra distro funcionará. Só é necessário saber o tweak realizado por eles.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos, tudo bem?
    Tenho um problema um pouco diferente a respeito da instalação do ubuntu, fiz um vídeo para mostrar o que acontece, gostaria da sua ajuda.
    Obrigado.

    Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=Fhm_iIZhR-Y

    ResponderExcluir
  6. Olá Eric, tudo bem?
    Desculpe não ter respondido antes. Por descuido acabei não vendo seu comentário.

    Este problema me parece estar relacionado com a ferramenta de criação do boot pelo USB. Nos positivos que eu instalei nunca consegui utilizar um pen drive criado por estas ferramentas.

    Tire a dúvida: crie um dvd com o Ubuntu e faça o boot por ele.

    Atualmente meus pen drives de boot são feitos através do comando DD em um ambiente linux, o que elimina qualquer tipo de problema no boot.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.