LightDM no Linux Mint 13

O pessoal do Mint adotou o MDM como gerenciador de login para a versão 13 (Maya) do Linux Mint, porém, este gerenciador carece de alguns recursos importatens e, em comparação com o LightDM, deixa um pouco a desejar no quesito beleza.

Um dos pontos negativos deste gerenciador, na minha opinião, é necessitar que o usuário digite o nome de login (usuário) e a senha, sendo o padrão hoje consiste em selecionar o usuário de uma lista e apenas inserir a senha.



Para solucionar este problema, fica a dica de como instalar o LightDM (gerenciador adotado nas versões mais recentes do Ubuntu) no Linux Mint 13. Para tanto, abra o terminal e digite:

sudo apt-get install lightdm gnome-settings-daemon indicator-session-gtk2 unity-greeter ubuntu-mono light-themes


No meio da instalação uma tela de seleção de gerenciador de login aparecerá com as opções "lightdm" e "mdm". Selecione o "lightdm".




Na versão Cinnamon o comando acima é suficiente, porém, na versão Mate pode ser necessário editar o arquivo de configuração do LightDM para setar manualmente as propriedades necessárias. Para tanto, ainda no terminal, digite:


gksu gedit /etc/lightdm/lightdm.conf


Verifique se as informações abaixo estão presentes no arquivo. Se não estiverem, edite-o para que fique exatamente como o descrito abaixo:

[SeatDefaults]
greeter-session=unity-greeter
user-session=cinnamon


Se não desejar o logo do Ubuntu no canto inferior esquerdo da tela de login, basta executar o comando abaixo no terminal ou então substituir o arquivo "logo.png" por outro de mesmo tamanho e formato contendo o logo desejado:


sudo mv /usr/share/unity-greeter/logo.png /usr/share/unity-greeter/logo.png.old


Se desejar retirar o login de convidado (guest), basta editar novamente o arquivo de configuração do LightDM e inserir a linha "allow-guest=false". Para tanto, abra o terminal e digite:


gksu gedit /etc/lightdm/lightdm.conf


Agora insira a linha necessária:


[SeatDefaults]
greeter-session=unity-greeter
user-session=cinnamon
allow-guest=false


Se desejar voltar para a configuração padrão do Mint, ou seja, voltar para o gerenciador de login MDM, basta digitar o comando abaixo no terminal e selecionar o "mdm" como o gerenciador de login padrão.


sudo dpkg-reconfigure mdm


PS.: após realizar a instalação e configuração, será necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam aplicadas.
LightDM no Linux Mint 13 LightDM no Linux Mint 13 Reviewed by Marcos Garcia on agosto 01, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.