Ubuntu + 2 monitores + janela não maximiza no monitor menor

Usuários do Ubuntu estão presenciando um pequeno inconveniente desde a versão 11.10 do sistema - quando estão sendo utilizados 2 monitores/displays de tamanhos diferentes, na maioria das vezes as janelas não maximizam no monitor menor, mesmo que a ação seja feita no mesmo (arrastando a janela para o topo do display, clicando no icone de maximização ou utilizando o atalho ctrl+alt+5).


A maior parte das pessoas presenciam este problema com navegadores (chrome e firefox, por exemplo), porém, não são eles a causa do problema.

A grande verdade é que não é nem um problema do Ubuntu propriamente dito e sim do Compiz (o gerenciador de janelas e efeitos utilizado basicamente apenas pelo Ubuntu hoje em dia).

O problema se dá quando a janela que está sendo maximizada possue resolução (tanto na vertical quanto na horizontal) maior que a da tela onde a ação está ocorrendo. Com isso, de forma simplificada, o Compiz entende que a janela é maior que o display e deve ser maximizada no maior disponível.

Uma forma simples de reverter o problema por hora é: diminua as proporções da janela que está sendo maximizada no monitor menor de forma que ela caiba no mesmo. Feito isso, pode realizar a ação de maximização.


Sendo problema do Compiz ou não, é um bug presente desde a versão 11.10 do Ubuntu (estou testando a versão 12.10 e o problema persiste) e com certeza precisa ser resolvido. O mesmo já foi reportado no site launchpad e também no askubuntu:


https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/compiz/+bug/947025

http://askubuntu.com/questions/134070/dual-monitor-and-12-04-snapping-window-to-full-screen-puts-the-window-on-other
Ubuntu + 2 monitores + janela não maximiza no monitor menor Ubuntu + 2 monitores + janela não maximiza no monitor menor Reviewed by Marcos Garcia on setembro 14, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.