Criar um servidor de backup do Gmail

Neste post explicarei uma solução simples e rápida para automatização de backups de sua conta Gmail em um servidor Ubuntu Linux.


O primeiro passo do procedimento consiste na instalação do Ubuntu Server 12.04 e, no decorrer da mesma, selecionar os pacotes "OpenSSH" (para realizar todo trabalho de instalação e configuração do getmail remotamente) e "Samba file sharing" (para possibilitar o compartilhamento da pasta onde os emails serão salvos).

Finalizada a instalação do servidor, faça login e cole o comando abaixo:
sudo apt-get install getmail4

Agora vamos criar a pasta oculta "getmail" e inserir o arquivo de configuração de sua conta Gmail dentro dela com o comando:
mkdir .getmail && cd .getmail/ && nano GmailBackup.gmail

Insira as informações abaixo dentro do arquivo:
[retriever]
type = SimplePOP3SSLRetriever
server = pop.gmail.com
username = seuemail@gmail.com
password = senhadoseuemail

[destination]
type = Mboxrd
path = ~/GmailBackup/backup.mbox

[options]
verbose = 2
message_log = ~/.getmail/gmail.log

Salve e feche-o com os comandos:
ctrl+ O
ctrl + X

Agora vamos criar a pasta onde os emails serão salvos e o nome do arquivo que armazenará todos os emails:
mkdir GmailBackup && cd GmailBackup && touch backup.mbox

PS.: no vídeo utilizei o comando nano para a criação do arquivo vazio, porém, como não será necessário a inserção de nenhuma informação dentro do mesmo, podemos utilizar o comando "touch" para sua criação.

Vamos agora instalar o "Webmin" para podermos gerenciar o backup automático de forma mais simples e visual. Para tanto, acesse o link abaixo siga o passo "7":

http://tec.vartroy.com/2012/02/criando-um-media-center-com-ubuntu.html

Dentro do "Webmin", no menu lateral esquerdo, clique em "System" e posteriormente em "Scheduled Cron Jobs". No final da lista de trabalhos pré programados, clique em "Create a new scheduled cron job".

Agora insira o nome do usuário criado do servidor para a execução da tarefa, deixe-a ativa e insira o comando abaixo na linha "Command":
getmail -r ~/.getmail/GmailBackup.gmail

Um pouco mais abaixo é possível configurar de quanto em quanto tempo os backups serão realizados. Sugiro a opção padrão que executará de hora em hora.

Agora só falta liberar a utilização do serviço POP em sua conta Gmail.
ATENÇÃO: não esqueça de selecionar a opção de preservação de uma cópia do email em seu Gmail (opção 2 das configurações POP do Gmail), caso contrário todos eles serão apagados após baixados.

No final do vídeo mostro como compartilhar a pasta onde os emails estão armazenados em sua rede via Webmin. Siga os passos, ok?

Comentários