Criar um servidor de backup do Gmail

Neste post explicarei uma solução simples e rápida para automatização de backups de sua conta Gmail em um servidor Ubuntu Linux.


O primeiro passo do procedimento consiste na instalação do Ubuntu Server 12.04 e, no decorrer da mesma, selecionar os pacotes "OpenSSH" (para realizar todo trabalho de instalação e configuração do getmail remotamente) e "Samba file sharing" (para possibilitar o compartilhamento da pasta onde os emails serão salvos).

Finalizada a instalação do servidor, faça login e cole o comando abaixo:
sudo apt-get install getmail4

Agora vamos criar a pasta oculta "getmail" e inserir o arquivo de configuração de sua conta Gmail dentro dela com o comando:
mkdir .getmail && cd .getmail/ && nano GmailBackup.gmail

Insira as informações abaixo dentro do arquivo:
[retriever]
type = SimplePOP3SSLRetriever
server = pop.gmail.com
username = seuemail@gmail.com
password = senhadoseuemail

[destination]
type = Mboxrd
path = ~/GmailBackup/backup.mbox

[options]
verbose = 2
message_log = ~/.getmail/gmail.log

Salve e feche-o com os comandos:
ctrl+ O
ctrl + X

Agora vamos criar a pasta onde os emails serão salvos e o nome do arquivo que armazenará todos os emails:
mkdir GmailBackup && cd GmailBackup && touch backup.mbox

PS.: no vídeo utilizei o comando nano para a criação do arquivo vazio, porém, como não será necessário a inserção de nenhuma informação dentro do mesmo, podemos utilizar o comando "touch" para sua criação.

Vamos agora instalar o "Webmin" para podermos gerenciar o backup automático de forma mais simples e visual. Para tanto, acesse o link abaixo siga o passo "7":

http://tec.vartroy.com/2012/02/criando-um-media-center-com-ubuntu.html

Dentro do "Webmin", no menu lateral esquerdo, clique em "System" e posteriormente em "Scheduled Cron Jobs". No final da lista de trabalhos pré programados, clique em "Create a new scheduled cron job".

Agora insira o nome do usuário criado do servidor para a execução da tarefa, deixe-a ativa e insira o comando abaixo na linha "Command":
getmail -r ~/.getmail/GmailBackup.gmail

Um pouco mais abaixo é possível configurar de quanto em quanto tempo os backups serão realizados. Sugiro a opção padrão que executará de hora em hora.

Agora só falta liberar a utilização do serviço POP em sua conta Gmail.
ATENÇÃO: não esqueça de selecionar a opção de preservação de uma cópia do email em seu Gmail (opção 2 das configurações POP do Gmail), caso contrário todos eles serão apagados após baixados.

No final do vídeo mostro como compartilhar a pasta onde os emails estão armazenados em sua rede via Webmin. Siga os passos, ok?

Criar um servidor de backup do Gmail Criar um servidor de backup do Gmail Reviewed by Marcos Garcia on novembro 30, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.