Linux Mint

Matéria tirada do site "Linux Descomplicando":
http://www.linuxdescomplicado.com.br/2013/09/um-guia-completo-sobre-as-principais.html#prettyPhoto

Linux Mint, uma distribuição baseada na distro Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios), foi liberada pela primeira vez em 2006 por Clement Lefebvre, um francês que vive na Irlanda. Considerado por muitos como um "Ubuntu melhorado" ou o "Ubuntu perfeito"; por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. 

Contudo, o Mint não é apenas um "Ubuntu melhorado" - difere na adição de novas ferramentas, como: mintDesktop = um utilitário para configuração do ambiente da Área de Trabalho, mintMenu = um novo e elegante menu para facilitar a nevegação, mintInstall = um facilitador de instalação de novos programas e omintUpdate = um gerenciador de atualizações de software. Em resumo, o principal objetivo da distribuição é oferecer um sistema Linux que funcione 'completamente' logo após a instalação, sem precisar instalar mais nada. 

Mesmo tendo diversos benefícios, e ainda ser oferecido gratuitamente, o projeto é mantido por doações e publicidades, principalmente. Não existe um calendário definido de lançamentos (como o Ubuntu - semestralmente). Atualmente (2013), oferece uma versão baseada no Debian Testing. 

  • Gerenciador de Pacotes: APT com o mintInstall usando pacotes DEB (compatibilidade com o repositório do Ubuntu)
  • Ambientes Desktop: Cinnamon, Gnome, KDE, MATE e XFCE.
  • Possíveis alternativasPinguy OS e Zorin OS
  • Baseado em: Ubuntu, Debian

Site Oficial: http://www.linuxmint.com 
Download: http://www.linuxmint.com/download.php 
Linux Mint Linux Mint Reviewed by Marcos Garcia on outubro 05, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.