Sete pacotes de comandos que não são do GNU

Ao contrário do que você deve estar pensando, existe muito mais do que GNU nas distribuições Linux. E para mostrar (e agregar conhecimento sobre) ferramentas que acabam nos sendo ocultas, criei uma série chamada Muito além do GNU. Sim, pois Linux não se limita a GNU; seria um sistema operacional muito limitado desta forma.

Semana passada, dentro de dois vídeos no canal e um artigo no blog, eu mostrei sete pacotes com conjunto de comandos que utilizamos diariamente/frequentemente e não possuem vínculo com o projeto GNU.  No primeiro vídeo eu apresento o util-Linux, o Nettools, o Iproute2 e o Zutils:


Já no artigo no blog eu apresento o Procps(-ng) que dentro deste pacote encontramos comandos como ps, top e free e pgrep. E já no ultimo vídeo eu apresento o Netkit e o iputils:


o que eu acho mais interessante é que se continuarmos escavando mais, vamos encontrar bem mais coisas que não fazemos ideia da sua existência.

espero ter agregado conhecimento, que tenham gostado e despertado interesse em se aprofundarem mais em descobrir o Linux.
Porque conhecimento é para ser compartilhado e não ocultado.
Sete pacotes de comandos que não são do GNU Sete pacotes de comandos que não são do GNU Reviewed by Gabriel Silveira on fevereiro 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.