
- A velocidade de instalação do SO parece ter aumentado um pouco e a simplicidade apresentada na versão 11.10 se mantém.
- O Unity, além de mais polido e trazer novas opções, como o lens de vídeos, aparenta estar bem mais rápido e tudo aparece de imediato quando digitado ou clicado.
- Alguns paineis de configuração receberam melhorias visuais significativas, como por exemplo o de som, aparência (que agora permite modificar a ação da barra lateral), energia, entre outros.
- A barra lateral (onde ficam os lançadores de aplicativos) não vem com a opção auto ocultar ativada por padrão, porém o recurso está disponível nas configurações de aparência.
- O Software Center também parece estar mais leve e está carregando muito mais rápido, quando comparado com a versão 11.10.
- O Ubuntu One também ganhou melhorias significativas.
- As configurações de privacidade agora estão disponíveis, possibilitando que você desabilite a indexação de conteúdos indesejados.
Aparentemente, tudo está melhor e mais rápido, porém, a experiência com multiplos monitores, nesta versão, piorou (está com bug). Alias, a utilização de multiplos monitores, na minha opinião, precisa melhorar um pouco (no linux em geral), pois a forma como são configurados podem irritar, e muito, usuários mais leigos (as sobras de tela, quando se tem monitores de tamanhos diferentes, muitas vezes podem esconder arquivos e deixarem os usuários confusos).
No meu caso (cenário bem comum, acredito) utilizo o monitor do notebook como secundário (tela de 15.6') e um monitor externo como primário (tela de 22'). Os problemas encontrados foram:
Os programas e suas janelas de mensagens/notificações parecem não obedecerem o monitor onde foram abertos, aparecendo de forma totalmente aleatória entre os dois displays.
Não consigo maximizar nada na tela menor (programas, imagens, etc). Sempre que tento realizar o comando (tanto via mouse - arrastando para o topo, quanto via teclado e botão maximizar) a ação ocorre no monitor maior, ou seja, o app que estou tentando maximizar é jogado automaticamente para o monitor maior e a ação é realizada ali.
Continuarei testando e publicando novidades neste post...
Testando o Ubuntu 12.04 64bits beta 1
Reviewed by Marcos Garcia
on
março 07, 2012
Rating:

Nenhum comentário: